Dicas para ser uma pessoa mais organizada e produtiva

Publicado: 19/09/2018

Eu sempre fui organizada. Desde que me recordo, minha última memória é no meu ensino fundamental onde fazia calendários com datas de provas e compromissos – olha que com 10 anos você não tem compromisso com nada exceto o dever de casa. Sempre tive agenda e fiz listinhas. Funcionava bem para mim. 

 

Quando você realmente organiza o seu dia e consequentemente organiza a sua vida, o dia rende mais e sobra mais tempo para tempo livre e lazer. Vou dar umas dicas essenciais a você que quer se tornar uma pessoa mais organizada e produtiva. 

 

1.   Acordar cedo

 

Chega a ser engraçado eu escrever isso, mas realmente você acordar cedo faz com que o seu dia pareça que tem horas infinitas. Eu sou uma pessoa totalmente noturna. Para quem não sabe, eu faço faculdade a noite e por mim, eu acordava todos os dias na hora do almoço. O-D-E-I-O acordar cedo, mas a real é que acordar cedo é um hábito. É difícil acordar às 6 horas da manhã indo dormir depois de meia noite. Eu acordei cedo durante toda a minha vida na escola e com o passar do tempo, realmente não era um incômodo e nem um sacrifício – claro que para isso eu tinha que dormir cedo também. 

 

Atualmente, com a faculdade, não consigo dormir cedo porque a aula acaba por volta de 22h30. Mas conseguir dormir antes de meia noite já é uma vitória e eu consigo acordar às 7h30 para ir ao Pilates sem reclamar muito.  

 

Acordar cedo é um hábito e faz com que o nosso dia se torne maior, possibilitando amis oportunidades de sermos produtivos. 

 

2.   Use uma agenda/planner/bullet jornal

 

Eu já usei os três tipos. Sou uma pessoa bem de fases, dependendo do meu humor e de como quero me organizar, mudo o tipo do “instrumento”. Até entrar na faculdade, só tinha usado agenda e realmente me adapto super bem a ela. Vale lembrar que não adianta ter agenda e não andar com ela para todos os lugares, isso é bem importante e algumas pessoas esquecem disso. 

 

O bom da agenda é que geralmente ela é bem compacta e já vem datada. Muitas já vêm até com uma visão mensal do mês, o que facilita bastante. E se você é daquelas pessoas mais práticas, vai na agenda mesmo. Escolha uma que combine com você e use e abuse dela. 

 

Quanto ao planner, só tive uma experiência e confesso que não me adaptei. Ano que vem estou disposta a tentar novamente porque acho absurdamente lindo. Eu fico babando em várias no instagram e fico caçando um monte de lojinha vendo qual é mais a minha cara. 

 

Por sinal, a maioria das lojas online já iniciaram as suas vendas de planners 2019 e com certeza, a lojinha também contará com planners lindos.

 

3.   Monte uma listinha de tarefas

 

Sério, sou suspeita para falar, mas ter uma listinha de tarefas pode mudar a sua vida. Tudo bem, estou meio dramática, mas sinceramente é uma das melhores formas de se organizar. Já fiz um vídeo até no youtube sobre as famosas listinhas e check-lists e se elas realmente funcionam – sem querer dar spoiler, mas já dando: elas funcionam e muito! 

 

Organizar as suas tarefas em lista e colocar algumas como prioridade é essencial para delimitar o seu tempo. O ideal é que você a faça no dia anterior ou então como primeira tarefa do dia. Claro que varia de pessoa para pessoa, você pode anotar tudo que achar necessário – desde lavar a cabeça a não esquecer de levar um pedido ao cliente ou então pode ser mais objetivo e colocar coisas realmente essenciais e que precisam ser feitas. Já fiz um vídeo sobre isso pro youtube (clique aqui para visualizar)

 

Eu sou do tipo de pessoa que coloca absolutamente tudo porque AMO ir riscando várias tarefas. Isso me faz me sentir mais produtiva e é realmente delicioso ver o quanto de coisa você fez em seu dia. 

 

Espero que ajudem vocês! Até o próximo post, pessoal!

Voltar